quarta-feira, 25 de julho de 2018

Pedido de Amizade

Autora: Laura Marshall
ISBN: 9789898869678
Edição ou reimpressão: 06-2018
Editor: TopSeller
Páginas: 352

Sinopse:
Um pedido de amizade no Facebook…
É a coisa mais normal do mundo. Certo?
Maria Weston morreu durante a sua festa de finalistas do liceu. Era uma rapariga irreverente, autêntica e tinha a vida pela frente… O corpo nunca foi encontrado. Portanto, quando Louise Williams, 25 anos depois, recebe o seu pedido de amizade no Facebook, entra em pânico.
Depois do pedido, começam a chegar as mensagens. Inicialmente, parecem inofensivas. Memórias de um passado que Louise não quer relembrar, mas apenas isso.
Depois, começam a ser cada vez mais detalhadas, e as recordações aproximam-se perigosamente de um segredo que nunca deverá ser revelado. Louise nem imagina o que aconteceria se todos soubessem o que realmente aconteceu a Maria.
Mas, afinal, é apenas o Facebook, certo?
Mesmo quando Louise sente alguém a segui-la no metro. É tudo virtual, não é?
Até quando há objetos a desaparecer de casa. O que se passa nas redes sociais não é a vida real, certo? Certo?


Opinião:
Facebook é um "termo" da moda. Termo e atividade. Um espaço digital em que podemos deixar de ser nós próprios e fingir que somos mais fixes, dinâmicos, com inúmeros amigos e ocupados. Em que podemos mostrar como somos pessoas felizes, mesmo que isso seja totalmente mentira. Um sítio perfeito para saber da vida dos outros sem sequer interargirmos com eles. E é essa parte mais "obscura" do facebook que é explorada neste livro, transformando esses dilemas num drama que nos leva a questionar quem estará a observar a nossa vida pelas plataforma digitais...

Louise é uma mulher divorciada, que vive com o seu filho de quatro anos, Henry e cuja vida social não está propriamente no alto do seu jogo. Utiliza o facebook para escapar um pouco a essa realidade mas o que acaba por ser um escape torna-se um dos seus piores medos quando recebe um pedido de amizade de Maria Weston, uma rapariga que fora encontrada morta no seu liceu quando Louise ainda era uma adolescente. Assustada, afasta-se do computador e tem esperança que tudo não passe de um jogo idiota de algum dos seus antigos colegas...

Mas uma pequena parte de si, aquela parte mais curiosa, quer saber quem é que se lembrara de lhe pregar uma partida daquelas!! E que melhor lugar do que a reunião de turma que está prestes a acontecer? Uma reunião em que só se lembraram dela depois de todos estarem convidados...

É um livro que ao mesmo tempo de fala do mistério de Maria Weston, e do passado de Louise, acaba por falar de alguns tópicos "quentes" de hoje em dia. O facebook é uma ferramente utilizada maioritariamente para o bom ou para o mau (facebook e qualquer outra plataforma digital)? Fala também de bullying, amizade, traições, casamento e outros assuntos que todos misturados acabam por criar um livro que dava para abrir uma discussão saudável sobre estes assuntos.

Este livro tem voltas e reviravoltas, tem surpresas que não esperamos e outras que começamos a desconfiar. Tem um assunto social disfarçado de drama/romance e gostei muito de o ler. Li-o rapidamente, sem muitas pausas e apenas queria saber como terminava. Achei que o final, comparativamente a todo o livro foi muito rápido, depois de tantas pontas solta a autora quis fechar todas essas pontas de forma muito rápida e acho que a narrativa merecia um final um pouco mais lento (mas não em excesso, claro).

Um livro que me surpreendeu pela positiva, apesar de achar que teve um final demasiado rápido para o desenvolvimento de toda a narrativa. Leiam que não se vão arrepender!

2 devaneios:

Unknown disse...

Já queria lê-lo, agora com a tua opinião fiquei convencida de que vale a pena.

Vanessa Montês disse...

Vale mesmo Tina! :)

Enviar um comentário